domingo, 19 de outubro de 2008

Desabafo: Arquivista e tecnologia

As vezes eu me espanto com aqueles "arquivistas das antigas" que não gostam de softwares de GED, ou que, quando gostam, imprimem todo seu conteúdo e guardam como "ferramenta de busca em caso de pane".

Me espanto ainda mais quando me deparo com a seguinte situação:
Uma instituição tem um arquivo que utiliza um software de GED. Decide-se então muda-lo (vide post anterior para descobrir o motivo). Somada à toda chatice da etapa da migração vem aquela frase do sujeito de TI que está a implantar o novo programa: - Olha, algumas coisas irão mudar.

Quando o pobre arquivista inicia o uso do novo software, descobre que tudo está mais difícil e burocratico, ou seja, tudo mudou para pior.
A empresa toma a decisão, investe uma boa quantia em dinheiro, porque software só é "soft" no nome, implanta um novo programa de gerenciamento digital de documentos, e agrada a... ninguém...

Esses softwares ultra-poderosos vem "montados" em bases oracle ultra pesadas e complexas. Uma tendência, é complicar tudo. Para se alimentar o banco de dados, passa-se a ter infinitas etapas, incluíndo um pacto de sangue com a máquina, fazendo com que um trabalho que antes necessitava de nem meia dúzia de cliques e alguns segundos, ficar demorado e trabalhoso. As ferramentas de busca também tem a tendência de ficaram mais complicadas. As "simple search" ou "busca básica" normalmente tornam-se inúteis e as "advanced search" "busca avançada" "busca filtrada", ficam inundadas de opções dispostas de maneira caótica na tela, onde a funcionalidade foi a última preocupação...

A cada dia eu vejo que ficamos mais oprimidos pela tecnologia e suas constantes novidades.
Quando vão aprender que tecnologia é meio para deixar as coisas mais simples, não um fim?

Tsc

Luddite? Me?

Tsssss

Um comentário:

Gabriel Poeys disse...

O dia em que a tecnologia for um fim eu tô fodido...minha inteligência em software se resume a saber que eles são metafísicos demais pra minha rara percepção das coisas.
A quantidade de termos técnicos impediu uma leitura mais elucidativa da minha parte...