sábado, 22 de novembro de 2008

Todo o conhecimento do mundo numa casca de noz.

A tentativa de abrigar em uma só instituição todo o conhecimento de uma sociedade vem de épocas remotas, como a famosa biblioteca de Alexandria.

Com a tecnologia atual, computadores, internet, bancos de dados e ferramentas de busca, essa tecnoutopia cultural se torna quase possível.
A biblioteca digital Europeana, com conteúdos inteiros de livros raros e antigos ou cujas edições se esgotaram, pinturas, músicas, manuscritos, mapas, tem como objetivo tornar acessível em apenas um site o imenso patrimônio cultural das bibliotecas nacionais do Velho Continente. Velha ambição...

Os idealizadores do projeto previam cerca de cinco milhões de consultas diárias.

A Europeana foi fechada 24 horas após seu lançamento, pois foi saturada por consultas demais, muito acima do estimado.

Será que isso siginifica que finalmente chegamos à tão idealizada sociedade da informação, regida pela simbiose da capacidade individual de internalizar informação e na existência de bancos de informação acessíveis à todos?

Indivíduos em busca de informação, rumando em direção ao conhecimento?

Ou simplesmente foi um caso de muito gente correndo atrás de mais uma novidade nessa internet que a cada dia se assemelha mais à televisão?

Nos tempos da biblioteca de Alexandria, pelo menos, não havia tanta gente capacitada para leitura como existe hoje em dia, fato que, com certeza, deveria diminuir a consulta à biblioteca, ehehehe.


Ode on a Distant Prospect of Eton College

"Yet ah! why should they know their fate?
Since sorrow never comes too late,
And happiness too swiftly flies.
Thought would destroy their paradise.
No more; where ignorance is bliss,
'Tis folly to be wise."

Thomas Gray

Um comentário:

Anônimo disse...

O povo é novidadeiro mesmo!