sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Musica e Mercado Parte 1

A música, hoje em dia, é mais que arte e ou entretenimento, é um negócio. Você pode investir no mercado de ações, construção civil, abrir uma padaria ou investir em música, tornar-se empresário de algum “artista”. Para isso, deve ser feita como em qualquer negócio, uma extensa análise do mercado no qual irá se inserir seu investimento, qual nicho deseja ou qual parece se encaixar. Música (entretenimento em geral) é um bem de consumo, e como boa sociedade “neocapitalista de livre mercado bla-bla-bla” bem de consumo bom é bem de consumo não durável – eis a música pop, que mais do que estilo musical pop, é o ouvinte pop que vai ditar o período de permanência do produto nas vitrines...- O mercado fonográfico movimenta uma fortuna (hoje em dia nem tanto, mas você não vê o Caetano Velloso andando de Uno Mille ano 96 à caminho de sua casa no engenho de dentro...), toda essa quantidade de dinheiro implica em grandes ganhos para os artistas, ganhos astronômicos para as gravadoras e... Entretenimento caro! Música não mata a fome de ninguém, não melhora o mundo (me chame de descrente), não salva vidas, não passa de entretenimento(!), mesmo sendo o mais universal e mais apreciado por este “blogueiro”.

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