sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Salve o planeta

Hoje em dia, dentre os muitos modismos "politicamente corretos", um se sobressai: Livrar o planeta do aquecimento global. Tsc. Aqui você não lerá os cinco mandamentos para salvar o mundo, como falar mal do combate matinal “velhinha munida de mangueira d’água versus folha na calçada...” Mas vou te dizer uma ou duas coisas que são produto da novíssima “indústria do esfriamento global”.
1. Carros elétricos. Carros elétricos são fascinantes (ao menos pra mim) e são não poluentes durante o uso. Eles, porém, tem algumas ressalvas...

-Baterias poluem muito no momento de sua produção e tem sua vida útil muito curta uma “vida toda” de um hamster, portanto necessitam de sucessivas trocas.
- O abastecimento gera uma poluição indireta. A energia elétrica nunca é gerada de maneira 100% limpa (não atualmente), algumas hidrelétricas (que causam um puta impacto ambiental com a sua construção) não conseguem manter um país sem carros elétricos com energia (vide apagões), necessitando de ecológicas usinas a gás, óleo, etc. imagine um país como o Brasil com uma imensa frota de carros elétricos plugados nas tomadas...

2. Bio-combustíveis. Lavouras que seriam comida viram alimento de carros. Não, não sigo a teoria Malthusiana nem nada (apesar de ser a favor do controle de natalidade), não acho que o fato de transformar a soja em combustível fará do Brasil um país com mais famintos. Tanto o combustível de origem orgânica quanto o nosso amigo classificado como “Carc. Cat. 2; R45” (substância cancerígena categoria 2) chamado petróleo (que também é de origem orgânica até que se prove o contrário –como tentaram Marcellin Berthelot, Dmitri Mendeleiev e outros)serão queimados resultando carbono... O petróleo é refinado num processo de destilação, que irá resultar em seus subprodutos conforme certas temperaturas. O “combustível verde”, que tem a vantagem de ser renovável, precisa ser plantado, cultivado, protegido com agrotóxicos nocivos, colhido e refinado (acredito que seja de maneira semelhante à do petróleo). O petróleo já está lá, e queima por queima, melhor não queimar comida... Afinal de contas, o problema não é poluir, é poluir demasiado e inutilmente.

Desculpe se cometi algum erro, não entendo bulhufas de combustíveis, política, química, física, e mulheres.
Correções e comentários aceitos e bem vindos.

Nenhum comentário: